sábado, 16 de agosto de 2008

Normandos e Platagentas

Até o ano de 1066 os ingleses foram governados pelos soberanos anglo-saxões da Casa de Wessex, que impuseram a unidade durante as lutas contra os dinamarqueses. Eram sete os reinos independentes: Nortúmbria, Mércia, East Anglia, Kente, Essex, Wessex e Sussex. Na segunda metade do século IX, Wessex domina os demais reinos, unificando a Inglaterra.

A coroação de Haroldo, após a morte de Eduardo, o Confesor, leva outro pretendente ao trono, Guilherme da Normandia, a Invadir a Inglaterra. Haroldo havia traído Eduardo e esse procedimento traiçoeiro leva Guilherme a decisão de invadir o reino inglês. Esse é um acontecimento muito importante na História da Inglaterra. Surge um novo reino insular e acabam as interferências nórdicas na ilha. A cultura francesa passa a dominar. Nunca mais a Inglaterra sofreria uma invasão.

Guilherme introduz no novo reino insular as instituições de um feudo (relações de senhor e vassalo, etc.), tal como já existia na França. A criação de feudos de fronteira foi uma das primeiras medidas do duque. Esses feudos tinham proporções maiores que os demais. Eles foram entregues a senhores de toda a confiança. Antes dos feudos havia guerreiros relativamente dependentes, os thanes, mas ainda não era concreta uma sociedade feudal. Apesar de trazer práticas e instituições francesas, Guilherme não abandonou a estrutura fundiária inglesa para construir uma rede de dependências pessoais. Os anos após a invasão normanda foram violentos.

A conquista dos normandos afetou também a situação da Igreja. A Reforma Gregoriana começou a se introduzir na ilha. No ano de 1070 o arcebispo da Centuária foi deposto e substituído por Lanfranc, um francês religioso notável em seu tempo. Foi ele quem tentou remover os bispos anglo-saxões, substituindo-os por prelados de origem normanda.

Durante o reinado de Henrique I são organizadas a justiça e a administração. Surgem os Pleitos da Coroa e o Exchequer, ou tesoureiro real. Eram registradas as rendas e taxas do reino num documento chamado de pipe-roll, da qual eram feitas duas cópias, umas das quais era de controle pessoal de Henrique. Essa seção da administração central inglesa recebeu um nome derivado do vocábulo francês échiquier (o jogo de xadrez), porque a mesa onde se faziam os cálculos era quadriculada.
Em meados de 1154 a dinastia normanda se extingue, dando lugar aos Platagenetas, isso porque a sucessão de Henrique I deu origem a um conflito que culminou em uma guerra civil, e acabou levando ao término da dinastia.


Os Platagenetas

O monarca Henrique II foi o primeiro platageneta. Ele organizou a justiça inglesa e procurou estender a competência da Coroa em assuntos criminais. Assim começou a nascer a Common Law, o direito comum. Ele pacificou o reino internamente e restabeleceu a autoridade monárquica sobre a nobreza insubmissa. Todos os castelos considerados ilegais foram destruídos. Também afastou de seus cargos os que haviam deles se apoderado e colocou no lugar pessoas da sua confiança.

Houve uma tentativa de submeter os clérigos à jurisdição dos tribunais leigos. Isso causou um sério conflito com o arcebispo da Centuária, Tomás Becket. Quando em 1163, no Sínodo de Westminster, o soberano revela o seu desejo de impor às terras da Igreja novas contribuições e de submeter os clérigos aos tribunais leigos nos casos de natureza criminal, Becket não acata. Henrique elabora as Constituições de Clarendon, que estendia a constituição civil aos limites da Igreja.

Henrique II também invadiu a Irlanda. Os Platagentas mantiveram por muito tempo vice-reis na região. Na época de João Sem Terra, o escolhido foi Guilherme, o Marechal, que por ter se casado com a filha de Ricardo de Clare, tornara-se conde de Pembroke. Sob o governo de Henrique III, muito se expande a colonização inglesa. Cidades e guildas (corporações de ofício) são levantadas, assim como pontes e castelos.

Após a derrota de Bouvines, insatisfeitos com a política de João Sem terra, os barões obrigam-no a assinar a Magna Carta, que lhes dava direitos.

Nenhum comentário: