segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Porque a família real veio parar no Brasil?

A Europa era palco da disputa entre Inglaterra e França pela hegemonia do continente. Napoleão, então, ordenou que Portugal participasse do boicote aos ingleses. Porém, Dom João, o príncipe regente, tinha, dívidas com a Inglaterra, que o impossibilitavam de romper suas ligações econômicas.
Dom João VI e sua corte fugiram o mais rápido que puderam para sua colônia mais próspera, o Brasil. Não houve recepção no Rio de Janeiro e a corte, após aportar, teve que dormir mais uma noite no navio.
Portugal rompeu então com o Bloqueio Continental de Napoleão, com a atitude tomada por Dom João. Algo semelhante aconteceu também na Rússia, quando o Czar Alexandre I abriu seus portos para os ingleses, que comprava a sua produção de trigo.
A França, por sua vez, teve seu exército enfraquecido e também possuía uma economia sem estrutura, sem potencial para substituir a Inglaterra nas suas relações com os outros países.
Depois que a corte portuguesa fixou-se no Brasil, a esquadra inglesa se instalou em suas águas. Concomitantemente, Dom João VI assumiu uma política interna em que: deu liberdade de comércio e de produção, oscilou entre o liberalismo e o mercantilismo (havia o liberalismo imposto pela Inglaterra e ao mesmo tempo Portugal acreditava que manteria o sistema mercantilista), fez uma reorganização administrativa na colônia e elevou o Brasil a Reino Unido de Portugal e Algarves (1815). O príncipe também invadiu a Guiana Francesa e realizou intervenções na região do Prata, anexando o Uruguai ao Brasil, o que seria então a Província Cisplatina.