quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Cunha - Um convite a História


No dia 22 de maio de 2008 os alunos do curso de História do Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté estiveram visitando a estância turística de Cunha, que está localizada na região do já extinto Caminho Velho, que levava às Minas Gerais. Lugarejo que no passado foi pouso de viajantes e guardou muito da história do nosso país.

O Caminho Velho fazia a rota Paraty - Vila Velha e por ele passavam, desde fins do século XVII (quando foram encontradas as primeiras jazidas de ouro por bandeirantes), além do gado, muares e cavalares vindos do extremo sul, produtos saídos das vilas paulistas como toucinho, aguardente, açúcar, drogas (medicamentos) e ferramentas.

Cunha se destacou como zona de passagem das tropas e conseqüente região de pouso e abastecimento dos que sonhavam com o enriquecimento fácil. A questão aqui é: as trocas realizadas na região durante todo o século XVIII e grande parte do XIX foram mais do que materiais. Foram fatores determinantes na formação da cultura local.

È possível observar, caminhando pelas pacatas ruas de Cunha, que muita da diversidade que havia no Brasil Colonial passou e criou raízes naquelas paragens. Fica muito claro para qualquer amante das ciências humanas que a cidade ainda tem muito a oferecer no âmbito da pesquisa científica. Muito ainda está esperando para entrar para os anais da História da povoação do sertão paulista, não somente nos recônditos lugares entre as serras de Cunha, mas na memória viva de cada morador.

Um comentário:

KEISYSANTOS.BLOGSPOT.COM disse...

Olá! Gostei muito da imagem e também da descrição é muito bom aprender novas culturas nessa blogosfera!.
Sucesso com o blog!